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Diretora do PASI realiza palestra sobre a evolução do mercado de seguros coletivos no ramo vida

7 de junho de 2019

Diretora do PASI realiza palestra sobre a evolução do mercado de seguros coletivos no ramo vida

Diretora do PASI realiza palestra sobre a evolução do mercado de seguros coletivos no ramo vida

Fabiana Resende
A diretora Executiva do PASI, Fabiana Resende, participou de evento realizado pelo Clube Vida em Grupo São Paulo (CVG-SP), nesta terça-feira (25), no qual foi debatida a evolução do mercado de seguros coletivos no ramo vida.

Na ocasião, a executiva explicou que o PASI é um seguro de vida em grupo que nasceu com o propósito de amparar trabalhadores e empresas e levar o seguro para as classes não favorecidas que não tinham acesso a esses tipos de cobertura. “Em 1989, quando o PASI foi criado, não existia o seguro de vida ou qualquer outro benefício de Convenção Coletiva de Trabalho. Muita gente se engana e acha que o PASI nasceu para atender as Convenções Coletivas de Trabalho, mas na verdade o PASI acabou criando esse nicho, ao desenvolver uma logística para massificar a distribuição do nosso produto para quem não tinha acesso”, assinalou, acrescentando ainda que, hoje, todos os benefícios e seguros vinculados a convenções são decorrentes daquela iniciativa do PASI de convencionar esse produtos.

Fabiana Resende fez ainda um relato sobre o desenvolvimento dos sindicatos no país, especialmente no que se refere à oferta de benefícios para os trabalhadores que representam.

Nesse contexto, apontou alguns problemas, como o mercado monopolizado, através do qual o sindicato, via convenção coletiva, trouxe obrigação de contratação de produtos não regulamentados, ou até mesmo para um meio que não é do mercado de seguros, como clínicas, cartão de desconto, tendo uma substituição de seguros por soluções que não necessariamente fazem o que um seguro de saúde faria.

Para ela, isso pode ficar ainda pior com o surgimento de “seguros piratas”, o que tem acontecido no país inteiro, com nomes diferentes, modelos diferentes, criando esses benefícios para gerar receita aos sindicatos. “Eles não se colocam como seguros nem soluções, sem vínculos com a Susep, mudando os nomes das coberturas, sendo criativos para criar as soluções, copiam algumas assistências do mercado segurador regulamentado e não se classificam como mercado de seguros, essas assistências piratas não são opções, são obrigadas”, advertiu.

A diretora do PASI alertou ainda que muitas empresas estão sendo obrigadas a cancelar o pacote de seguro com uma seguradora regularizada e aderir a esse benefício. “O judiciário é quem diz o que é certo, errado ou o que é válido, e quando vai para o judiciário é arriscado, alguns não sabem como identificar da forma correta com conhecimento técnico, às vezes confundindo os conceitos e esses movimentos vêm criando força. Todo mundo que está sendo diretamente ou indiretamente afetado por isso deve se unir e entender que isso é algo que afeta todos nós, mesmo quem não atua diretamente com o seguro vinculado a benéficos”, observou.

Na avaliação dela, as empresas, principalmente as de menor porte, que não têm verba muito grande para contratar benefícios e aceitar as condições dos sindicatos e do mercado de seguros regulamentados, precisam se unir porque não é um caso pontual.

Fabiana Resende entende que é preciso mostrar aos órgãos dependente o que está havendo, pois, diferente das associações veiculares que o cliente tem a liberalidade de escolher, sabendo o bônus e ônus de aderir ou não as associações veiculares, nesse caso dos benefícios, a empresa é obrigada, não tem escolha.

O evento, realizado no auditório do Sindseg-SP, foi coordenado pelo diretor de Relações com o Mercado do CVG-SP, Gustavo Toledo, e mediado pelo presidente da entidade, Silas Kasahaya.

Além de Fabiana Resende, participaram Cristina Vieira, da Porto Seguro; Nancy Rodrigues, da Tokio Marine, e Tiago Alberti, da MetLife.



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Eles se caracterizam por oferecer coberturas limitadas mais suficientes, destinadas a proteger a vida, o patrimônio, a poupança ou a família e, desta forma, promover a estabilidade financeira e inclusão econômica desse segmento da população. “Os microsseguros ou seguros com impacto social contribuem para o desenvolvimento sustentável ao viabilizar a inclusão da população com menor poder aquisitivo, que tem uma demanda reprimida por seguros, mas ainda não é atendida por produtos que atendam às suas necessidades. Ele reforça a função social do seguro”, explicou. Apesar do tema estar em voga, não é um assunto novo. Em 1989 foi criado o Plano de Amparo Social Imediato (PASI), um microsseguro de vida em grupo que visa proteger trabalhadores de baixa e média renda em momentos de dificuldade. A presidente da PASI, Fabiana Resende, contou como este seguro foi criado para auxiliar trabalhadores, ativos e regularizados, da construção civil – na época um risco excluído pelas seguradoras. “Esse produto surgiu como um mecanismo de qualidade de vida, angariando soluções de proteção que tragam mais dignidade para a população. O grande desafio tem sido simplificar para a utilização real do produto, provendo alternativas dentro da realidade dos recursos do público-alvo. Nossa missão é facilitar a utilização do seguro para o consumidor. Para o presidente da Associação Nacional das Microsseguradoras (ANM), Edson Calheiros, o mercado de microsseguros no Brasil está em pleno crescimento. “Em 2022, a arrecadação ultrapassou R$ 1 bilhão, quase o dobro do ano anterior, e nos primeiros meses de 2023, aumentou mais 26%. O avanço acontece porque mais pessoas e negócios, como MEIs e pequenas empresas, agora podem contratar esses seguros. Além disso, iniciativas como a parceria entre os Correios e a CNP Seguradora, e o crescimento das insurtechs, estão tornando os seguros mais acessíveis e fáceis de contratar”, disse. De acordo com a pesquisa Data Favela 2023, instituto que estuda a atividade econômica das favelas no País, o Brasil tem mais de 16 milhões de pessoas vivendo em cerca de 11 mil favelas, que movimentam mais de R$ 200 bilhões por ano. Desse público, 5,2 milhões já são empreendedores e outros 6 milhões sonham em ter seu próprio negócio. “Em linha com as estatísticas, em 2024 lançamos o MAPFRE na Favela, um projeto que materializa a inclusão social e a acessibilidade do seguro, demonstrando, na prática, a integração da sustentabilidade na estratégia e no modelo de negócios da companhia. São os primeiros seguros de impacto social voltados para o empreendedor que reside na favela.”, apontou Fátima. No aniversário de 20 anos do PASI, a empresa realizou um movimento para ouvir as histórias dos beneficiados pelo plano em todo o país. Segundo Fabiana, as indenizações de 12 a 15 mil reais transformaram a vida de muitas famílias. “Uma pessoa se emocionou ao contar que perdeu a mãe, mas que ela deixou um valor para que a família seguisse adiante. Outra, após a perda de um familiar, conseguiu comprar um terreno e construir uma casa. Há muitos relatos de beneficiados que conseguiram quitar dívidas deixadas por parentes ou até abrir um pequeno negócio. Esse é o grande impacto do seguro. Enxergo a herança da pobreza como um dos maiores desafios da nossa população. Com o microsseguro, porém, é possível deixar recursos, não dívidas”, afirmou. Fomentando o seguro Na visão de Calheiros, o microsseguro está mudando a maneira como os brasileiros enxergam a proteção financeira, tornando o seguro mais acessível, inclusivo e parte do dia a dia de milhões de pessoas. Devido ao custo baixo e coberturas essenciais, como saúde, acidentes e perdas materiais, ele permite que famílias de baixa renda experimentem, na prática, os benefícios de estar segurado. “Além da segurança, o microsseguro ajuda a educar e conscientizar sobre a importância do seguro, mostrando que não se trata de um luxo, mas uma ferramenta fundamental para enfrentar imprevistos. No fim, todos saem ganhando: as famílias vivem com mais tranquilidade e a cultura do seguro se fortalece no Brasil”. Um ponto de vista em comum entre os especialistas é como o microsseguro deve ser encarado como a porta de entrada para o seguro tradicional. Fabiana explicou como o Amparo Funeral PASI, lançado em 2021, oferece assistência funeral e apoio psicológico durante a vida, ajudando a despertar nas pessoas a consciência sobre outros tipos de proteção. “O consumidor precisa entender que o seguro faz sentido na sua vida. 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O Seguro PASI segue inovando e valorizando seus corretores com o lançamento das Campanhas de Incentivo 2025. A iniciativa oferece prêmios em dinheiro, viagens para destinos nacionais e internacionais, além de benefícios exclusivos, estruturando as premiações tanto para recompensas imediatas, como vouchers e brindes, quanto para incentivos acumulativos, que reconhecem o desempenho dos profissionais ao longo do ano. As novidades foram apresentadas em uma live no dia 11 de março, no canal do youtube do Seguro PASI. De acordo com Fabiana Resende, presidente do PASI, um dos destaques da campanha é a inclusão de todos os perfis de corretores, criando oportunidades tanto para profissionais experientes quanto para iniciantes e pessoas físicas. “Não é uma campanha apenas para os grandes corretores; é para todos”, enfatiza. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, também destaca a relevância da iniciativa: “O interessante é que são várias oportunidades para um mesmo ano e para uma mesma carteira de clientes e novas”, afirma.
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Recém-chegada à presidência do PASI, Fabiana Resende é reconhecida como uma das 50 mulheres influentes do mercado de seguros na categoria “Assessorias em Seguros”. O título, concedido pela Revista Cobertura, destaca seu protagonismo no setor e reforça sua influência no desenvolvimento e transformação do mercado de seguros, com ênfase na promoção da diversidade e na inovação em estratégias empresariais. Formada em Administração de Empresas pelo Ibmec, com ênfase em Finanças, Fabiana atua no mercado segurador desde 2005 e acumula uma trajetória marcada por passagens por áreas do universo corporativo antes de assumir o comando de uma potência do mercado. A jornada da executiva no mundo dos negócios começou ainda na faculdade, quando ingressou em uma empresa júnior no IBMEC, em Minas Gerais. Fabiana dedicou-se inicialmente como Diretora de Marketing, cargo que ocupou por seis meses. Logo após, assumiu a presidência da empresa, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse posto na história da IBMEX.
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No dia 11 de março (terça-feira) às 11 horas, em uma live especial no Youtube, o Seguro PASI irá apresentar para os corretores as novidades das Campanhas de Incentivo em 2025, que estão imperdíveis e contam com premiações incríveis, como viagens para destinos nacionais e internacionais, bônus em dinheiro, brindes exclusivos e muito mais! A live será comandada por Fabiana Resende, presidente do Seguro PASI, e contará com a participação especial de Vivianne Andreazzi (gerente comercial do PASI), Bárbara Capurucho (superintendente de Produtos e Experiência do Cliente do PASI) e Felipe Grossi (diretor comercial MG na Icatu Seguros). Além de conhecerem as campanhas, os corretores parceiros do PASI que acompanharem a live serão os primeiros a conhecer uma condição especial imperdível que a companhia preparou para o mês de março, em que é comemorado o Dia do Consumidor. Sem contar as novidades em soluções e produtos preparadas para que os parceiros ampliem as oportunidades de negócio em 2025. Como participar Os corretores já podem garantir presença acessando o link da transmissão no YouTube (clique aqui) e ativando as notificações para serem avisados assim que a live começar. Esta é a oportunidade perfeita de estar por dentro das novidades e maximizar os resultados em 2025. Adicione na agenda Lançamento das Campanhas de Incentivo PASI 2025 Data: 11 de março de 2025 Horário: 11h Onde assistir: https://www.youtube.com/watch?v=IOmZ_Y6ecgk  Sobre o PASI O Seguro PASI atua em âmbito nacional, protegendo os trabalhadores de diversos setores e atendendo empresas de qualquer porte. Com opções diversificadas de assistências para serem utilizadas em vida e coberturas exclusivas, o PASI está repleto de soluções acessíveis, inovadoras e que realmente fazem a diferença no dia a dia dos corretores, clientes e segurados, com um portfólio completo que atende às diferentes necessidades do mercado.
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