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PASI celebra 30 anos promovendo inclusão social

10 de janeiro de 2019

PASI celebra 30 anos promovendo inclusão social

PASI celebra 30 anos promovendo inclusão social

No final da década de 1980, Alaor Silva Junior, um jovem corretor de seguros mineiro, buscava novos mercados e enxergou uma oportunidade, mesmo diante do cenário econômico desfavorável e com problemas sociais, em especial no setor da construção civil. Neste período, Silva Junior, constatou que havia uma grande massa de brasileiros formada por trabalhadores e operários, pertencentes às classes sociais menos favorecidas, praticamente excluídas do mercado segurador.

Devido às manifestações de insatisfação e dificuldades no relacionamento entre o capital e o trabalho, a
ideia de um seguro social voltado para as classes de média e baixa renda, se encaixava perfeitamente no
projeto em desenvolvimento.

Após consultar vários segmentos empresariais e entidades de classe, percebeu que o produto seria único no mercado: um seguro de vida em grupo, que priorizasse o social e ao mesmo tempo, se transformasse em uma importante ferramenta utilizada pelas empresas para atender as necessidades de seus empregados. Nascia assim, o PASI (Plano de Amparo Social Imediato).

O produto foi capaz de democratizar o seguro de vida que, até então, era privilégio das classes mais elevadas. No primeiro ano de existência, o seguro foi adotado pela construção civil em Minas Gerais, auxiliando e oferecendo cobertura para milhares de trabalhadores deste setor e seus familiares.

Após a aprovação do projeto pelo Sinduscon MG (Sindicato da Construção Civil), o produto PASI obteve um
enorme crescimento e sucesso no mercado, se expandindo para outros estados e atividades da economia.

Pioneiro e inovador

É o seguro de vida em grupo mais conhecido e recomendado no segmento que tem atuado, sendo aceito em âmbito nacional, protegendo os trabalhadores contratados formalmente, nos regimes previstos legalmente, assim como os terceirizados.

Seu objetivo é promover a inclusão de 100 milhões de brasileiros neste ramo de seguros e ser referência,
causando novas tendências para o mercado segurador; Promover e estimular o avanço da proteção securitária na população de forma direta ou indiretamente estimulando todo o mercado nesse caminho.

Hoje é reconhecido como o primeiro seguro popular do país. Revolucionou o mercado nacional, por ter sido
idealizado com coberturas inéditas como: auxílio alimentação em caso de morte do titular; indenização por
nascimento de filhos com doença congênita; reembolso à empresa das despesas com rescisão trabalhista; cobertura que antecipa a indenização em caso de doença profissional adquirida no exercício da profissão e a cesta natalidade e o bônus por nascimento.

Silva Junior, atribui o sucesso do modelo PASI principalmente à sua essência, que está consubstanciada
pela filosofia de seu desenvolvimento, que é atender exclusivamente aos trabalhadores e suas famílias
pertencentes às classes de baixa e média renda no Brasil. Ele destaca que o modelo nasceu e evoluiu sobre uma plataforma institucional e operacional que permitiu, além de sua sustentabilidade, oferecer ganhos sociais, econômicos e financeiros para trabalhadores, empresas, entidades de classe, corretores
de seguros e a seguradora garantidora, atualmente a MetLife.“ Em sua concepção histórica conseguiu,
de forma dinâmica e inédita, materializar particularidades e peculiaridades vinculadas às coberturas
inovadoras que encantaram as pessoas e empresas que a experimentam. Estamos sempre atentos diante
das demandas reprimidas que identificamos junto ao nosso público-alvo”,comenta.

Tecnologia como aliada

Tendo como alvo o consumidor do futuro, tem investidonas tendências tecnológicas para auxiliar o corretor. Para isto tem investido nas ferramentas disponibilizadas no site, para agilizar as operações. Entre as principais inovações, está a operacionalização dos processos de gestão, digitalização e automação. 

utilização de robôs também faz parte dos processos. Uma das recentes melhorias tecnológicas está ligada ao processo de adesão pelo portal. O processo antigo continua valendo e agora o corretor também
conta com a Adesão Web.

A estrutura tecnológica do PASI contempla 100% dos documentos digitalizados e integrados aos contratos,
permite cotação express, renovação automática, acompanhamento de sinistros online, segunda via de fatura automática, atendimento por WhatsApp, conversor de planilhas para faturamento de grupos, faturamento automático via e-mail, entre outras. 

Novos produtos

Os produtos são estruturados conforme as necessidades das empresas e entidades de classe, sempre com foco em atender as demandas dos trabalhadores da categoria. Os principais produtos são desenvolvidos para atender as exigências das Convenções Coletivas de Trabalho, de abrangência
regional, seguro para estagiários de qualquer categoria, assim contemplados na lei e o Agrovida, voltado para o trabalhador do campo.

A novidade do portfólio é o Seguro Estagiários PASI, voltado para qualquer tipo de empresa e a jovens estudantes iniciando suas carreiras profissionais. É um seguro de acidentes pessoais exclusivo para os estagiários com contratação 100% online. Além de oferecer as coberturas básicas exigidas pela legislação possui grandes diferenciais ao disponibilizar a cobertura da Diária de Incapacidade Temporária por Acidente, a Assistência Funeral em caso de Morte, além assistência social, psicológica e nutricional.

Fabiana Resende comenta o lançamento de novos produtos:
“Nossa aposta está no lançamento de produtos simplificados e totalmente digitais. No primeiro semestre deste ano, lançaremos um produto para uma categoria de trabalhadores ainda não contemplada por uma proteção.Teremos ainda este ano a nossa primeira experiência com um produto individual.
Acabamos de lançar o PASI GOLD, que se diferencia em atender capitais de até 1 milhão de reais”, explica.

Reconhecimento

A trajetória do PASI é marcada por conquistas, premiações e citações em relatórios e estudos de importantes comissões e conselhos nacionais e internacionais. Recebeu da ANSP (Academia Nacional de Seguros e Previdência), o prêmio de Melhor Seguro Social Nacional. É citado como um modelo vitorioso de microsseguro no relatório Internacional sobre Microsseguros no Brasil, realizado pelo CENFRI -Centro de Regulamento e Inclusão Financeira. Pela Susep é reconhecido como pioneiro na categoria de microsseguros e pioneiro em seu segmento de atuação e um case nacional de modelo a ser seguido.

No relatório realizado pela ENS (Escola Nacional de Seguros) sobre produtos da iniciativa privada, correlacionadas com o microsseguro, é dedicado ao PASI um capítulo dentre os programas existentes.

O presidente, Alaor Silva Júnior, foi agraciado com o Título de Cidadão Honorário de Belo Horizonte, por decisão da Câmara Municipal. O título é o reconhecimento do trabalho que desenvolve junto aos corretores, entidades, empresários, trabalhadores em Minas Gerais e no Brasil. Silva Júnior, comenta a satisfação de obter o reconhecimento do mercado: “Nossa iniciativa deu certo e fomos reconhecidos em estudos e relatórios como modelo de seguro de vida e acidentes coletivos”. Para ele é uma enorme responsabilidade continuar a missão que começou em junho de 1989 e que hoje serve de inspiração para outras seguradoras. “Com tamanha responsabilidade precisamos estar sempre atentos para que nossa missão seja continuada através da gestão técnica, financeira, comercial e operacional. 

O PASI nasceu protegendo apenas 9.250 segurados diretos. Atualmente o mercado já registra inúmeras seguradoras que se tornaram seguidoras de nosso modelo que, com certeza, protegem milhões e milhões de segurados através de planos similares oferecidos no mercado. É gratificante constatar que nosso formato de trabalho, poderá de forma direta e indireta, proteger mais de 100 milhões de segurados”, enfatiza.

Panorama atual

• 25.800 empresas clientes
• 96.000 contratos já efetivados
• 2.500.000 segurados (titulares e dependentes)
• Valores indenizados já ultrapassam R$280 milhões
• Mais de 41.300 indenizações efetivadas
• 6.000 Corretores de Seguros cadastrados em todo o país
• Presente nas 27 Unidades Federativas
• Parceria com mais de 300 entidades de classe
• 19.200 Cestas Natalidade Entregues

Atuação regional

Beatriz Abadia, gerente regional do seguro PASI é responsável pelo escritório em São Paulo e responde pelo atendimento aos corretores dos estados de São Paulo, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Brasília. Tem como atribuição oferecer apoio e ampliar a base de clientes e desenvolver os negócios, dando suporte aos corretores que oferecem os produtos, para os novos negócios junto aos sindicatos e empresas.

Beatriz revela que este ano o grupo vai investir na ampliação da estrutura regional e na forma de atuação com corretores. Ela avalia que o corretor valoriza a qualidade do atendimento e destaca que este é um fator decisivo para que construa uma carteira sólida e de longo prazo. “O corretor busca por um atendimento personalizado. O PASI zela pela qualidade e pelo tratamento pessoal. Quem entra em contato com a nossa central, sabe exatamente com quem vai falar. Esse é nosso grande diferencial. Dessa maneira, conseguimos a confiança e respeito nesses 30 anos de atividades e sobretudo, ajudar o corretor a construir uma carteira sustentável.”

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Eles se caracterizam por oferecer coberturas limitadas mais suficientes, destinadas a proteger a vida, o patrimônio, a poupança ou a família e, desta forma, promover a estabilidade financeira e inclusão econômica desse segmento da população. “Os microsseguros ou seguros com impacto social contribuem para o desenvolvimento sustentável ao viabilizar a inclusão da população com menor poder aquisitivo, que tem uma demanda reprimida por seguros, mas ainda não é atendida por produtos que atendam às suas necessidades. Ele reforça a função social do seguro”, explicou. Apesar do tema estar em voga, não é um assunto novo. Em 1989 foi criado o Plano de Amparo Social Imediato (PASI), um microsseguro de vida em grupo que visa proteger trabalhadores de baixa e média renda em momentos de dificuldade. A presidente da PASI, Fabiana Resende, contou como este seguro foi criado para auxiliar trabalhadores, ativos e regularizados, da construção civil – na época um risco excluído pelas seguradoras. “Esse produto surgiu como um mecanismo de qualidade de vida, angariando soluções de proteção que tragam mais dignidade para a população. O grande desafio tem sido simplificar para a utilização real do produto, provendo alternativas dentro da realidade dos recursos do público-alvo. Nossa missão é facilitar a utilização do seguro para o consumidor. Para o presidente da Associação Nacional das Microsseguradoras (ANM), Edson Calheiros, o mercado de microsseguros no Brasil está em pleno crescimento. “Em 2022, a arrecadação ultrapassou R$ 1 bilhão, quase o dobro do ano anterior, e nos primeiros meses de 2023, aumentou mais 26%. O avanço acontece porque mais pessoas e negócios, como MEIs e pequenas empresas, agora podem contratar esses seguros. Além disso, iniciativas como a parceria entre os Correios e a CNP Seguradora, e o crescimento das insurtechs, estão tornando os seguros mais acessíveis e fáceis de contratar”, disse. De acordo com a pesquisa Data Favela 2023, instituto que estuda a atividade econômica das favelas no País, o Brasil tem mais de 16 milhões de pessoas vivendo em cerca de 11 mil favelas, que movimentam mais de R$ 200 bilhões por ano. Desse público, 5,2 milhões já são empreendedores e outros 6 milhões sonham em ter seu próprio negócio. “Em linha com as estatísticas, em 2024 lançamos o MAPFRE na Favela, um projeto que materializa a inclusão social e a acessibilidade do seguro, demonstrando, na prática, a integração da sustentabilidade na estratégia e no modelo de negócios da companhia. São os primeiros seguros de impacto social voltados para o empreendedor que reside na favela.”, apontou Fátima. No aniversário de 20 anos do PASI, a empresa realizou um movimento para ouvir as histórias dos beneficiados pelo plano em todo o país. Segundo Fabiana, as indenizações de 12 a 15 mil reais transformaram a vida de muitas famílias. “Uma pessoa se emocionou ao contar que perdeu a mãe, mas que ela deixou um valor para que a família seguisse adiante. Outra, após a perda de um familiar, conseguiu comprar um terreno e construir uma casa. Há muitos relatos de beneficiados que conseguiram quitar dívidas deixadas por parentes ou até abrir um pequeno negócio. Esse é o grande impacto do seguro. Enxergo a herança da pobreza como um dos maiores desafios da nossa população. Com o microsseguro, porém, é possível deixar recursos, não dívidas”, afirmou. Fomentando o seguro Na visão de Calheiros, o microsseguro está mudando a maneira como os brasileiros enxergam a proteção financeira, tornando o seguro mais acessível, inclusivo e parte do dia a dia de milhões de pessoas. Devido ao custo baixo e coberturas essenciais, como saúde, acidentes e perdas materiais, ele permite que famílias de baixa renda experimentem, na prática, os benefícios de estar segurado. “Além da segurança, o microsseguro ajuda a educar e conscientizar sobre a importância do seguro, mostrando que não se trata de um luxo, mas uma ferramenta fundamental para enfrentar imprevistos. No fim, todos saem ganhando: as famílias vivem com mais tranquilidade e a cultura do seguro se fortalece no Brasil”. Um ponto de vista em comum entre os especialistas é como o microsseguro deve ser encarado como a porta de entrada para o seguro tradicional. Fabiana explicou como o Amparo Funeral PASI, lançado em 2021, oferece assistência funeral e apoio psicológico durante a vida, ajudando a despertar nas pessoas a consciência sobre outros tipos de proteção. “O consumidor precisa entender que o seguro faz sentido na sua vida. Ele precisa vivenciar a experiência para perceber que vale a pena, que o seguro realmente funciona. Nossa cultura de consumo é mais forte do que a de proteção. O microsseguro oferece produtos relevantes a custos acessíveis, o que pode mudar essa visão sobre o mercado. A experiência do cliente deve estar alinhada às suas expectativas e necessidades”, pontuou. Corretor de Seguros Para o superintendente de Parcerias da Zurich Seguros, Carlos Eduardo Silva, o microsseguro vai bem nas vendas e tem forte apelo ao público de varejos, principalmente pelo baixo valor e ticket de seguro, proporcionando acesso para todos, inclusive a população não bancarizada, a uma proteção de seguro. “Os produtos microsseguros da Zurich, por exemplo, ofertam diferenciais muito competitivos, dado as coberturas abrangentes e custo acessível aos segurados”, observou. Ainda de acordo com Fabiana, muitos corretores de seguros não desejam comercializar o produto devido ao valor baixo de comissão, entretanto, com o potencial de massa segurada, este é um nicho para o futuro. “As mensalidades para os consumidores custam, em média, de R$5 a R$15, porém, a recorrência de pagamento é perene, ou seja, o ganho de comissão a longo prazo é alto. O desafio do microsseguro se concentra na distribuição, não no produto”. A especialista contou como os corretores compram o produto para eles e a família, mas não oferecem para os seus clientes. “Existe a impressão de que ofertar o microsseguro exige muito trabalho operacional para pouco retorno. É necessário explicar e aculturar o consumidor, fazer o processo da venda com atenção, pois o público-alvo não está acostumado com o segmento. Acredito que é possível conciliar a rotina normal da corretora, ofertando seguros tradicionais, mas sem deixar o microsseguro de lado. Há demanda, mas falta oferta. Os que ingressarem no ramo vão colher muitos frutos lá na frente”, concluiu. Fonte: Jornal do Corretor de Seguros - JCS ed. 486 Clique aqui e acesse
Por Seguro PASI 20 de março de 2025
O Seguro PASI segue inovando e valorizando seus corretores com o lançamento das Campanhas de Incentivo 2025. A iniciativa oferece prêmios em dinheiro, viagens para destinos nacionais e internacionais, além de benefícios exclusivos, estruturando as premiações tanto para recompensas imediatas, como vouchers e brindes, quanto para incentivos acumulativos, que reconhecem o desempenho dos profissionais ao longo do ano. As novidades foram apresentadas em uma live no dia 11 de março, no canal do youtube do Seguro PASI. De acordo com Fabiana Resende, presidente do PASI, um dos destaques da campanha é a inclusão de todos os perfis de corretores, criando oportunidades tanto para profissionais experientes quanto para iniciantes e pessoas físicas. “Não é uma campanha apenas para os grandes corretores; é para todos”, enfatiza. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, também destaca a relevância da iniciativa: “O interessante é que são várias oportunidades para um mesmo ano e para uma mesma carteira de clientes e novas”, afirma.
Por Seguro PASI 19 de março de 2025
Recém-chegada à presidência do PASI, Fabiana Resende é reconhecida como uma das 50 mulheres influentes do mercado de seguros na categoria “Assessorias em Seguros”. O título, concedido pela Revista Cobertura, destaca seu protagonismo no setor e reforça sua influência no desenvolvimento e transformação do mercado de seguros, com ênfase na promoção da diversidade e na inovação em estratégias empresariais. Formada em Administração de Empresas pelo Ibmec, com ênfase em Finanças, Fabiana atua no mercado segurador desde 2005 e acumula uma trajetória marcada por passagens por áreas do universo corporativo antes de assumir o comando de uma potência do mercado. A jornada da executiva no mundo dos negócios começou ainda na faculdade, quando ingressou em uma empresa júnior no IBMEC, em Minas Gerais. Fabiana dedicou-se inicialmente como Diretora de Marketing, cargo que ocupou por seis meses. Logo após, assumiu a presidência da empresa, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse posto na história da IBMEX.
Por Seguro PASI 6 de março de 2025
No dia 11 de março (terça-feira) às 11 horas, em uma live especial no Youtube, o Seguro PASI irá apresentar para os corretores as novidades das Campanhas de Incentivo em 2025, que estão imperdíveis e contam com premiações incríveis, como viagens para destinos nacionais e internacionais, bônus em dinheiro, brindes exclusivos e muito mais! A live será comandada por Fabiana Resende, presidente do Seguro PASI, e contará com a participação especial de Vivianne Andreazzi (gerente comercial do PASI), Bárbara Capurucho (superintendente de Produtos e Experiência do Cliente do PASI) e Felipe Grossi (diretor comercial MG na Icatu Seguros). Além de conhecerem as campanhas, os corretores parceiros do PASI que acompanharem a live serão os primeiros a conhecer uma condição especial imperdível que a companhia preparou para o mês de março, em que é comemorado o Dia do Consumidor. Sem contar as novidades em soluções e produtos preparadas para que os parceiros ampliem as oportunidades de negócio em 2025. Como participar Os corretores já podem garantir presença acessando o link da transmissão no YouTube (clique aqui) e ativando as notificações para serem avisados assim que a live começar. Esta é a oportunidade perfeita de estar por dentro das novidades e maximizar os resultados em 2025. Adicione na agenda Lançamento das Campanhas de Incentivo PASI 2025 Data: 11 de março de 2025 Horário: 11h Onde assistir: https://www.youtube.com/watch?v=IOmZ_Y6ecgk  Sobre o PASI O Seguro PASI atua em âmbito nacional, protegendo os trabalhadores de diversos setores e atendendo empresas de qualquer porte. Com opções diversificadas de assistências para serem utilizadas em vida e coberturas exclusivas, o PASI está repleto de soluções acessíveis, inovadoras e que realmente fazem a diferença no dia a dia dos corretores, clientes e segurados, com um portfólio completo que atende às diferentes necessidades do mercado.
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