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Perspectivas de adesão das classes C, D e E são boas

11 de outubro de 2007

Perspectivas de adesão das classes C, D e E são boas

Atualmente, entre 5 e 10 milhões de pessoas das classes C, D e E pagam de R$ 2,00 a R$ 9,00 ao més por algum tipo de microsseguro no Brasil. Mas o mercado potencial para essa categoria de apólice, voltada para o segmento de baixa renda, poderia ser de 100 milhões de pessoas. A estimativa é do presidente da Mapfre e da Fena Previa federação que reúne as empresas de previdência), Antonio Cássio dos Santos. Segundo ele, ainda não há estatísticas oficiais sobre a quantidade de microsseguros no mercado brasileiro. A falta de regulamentação ou de qualquer parâmetro oficial que defina o que é um microsseguro impede que se faça o registro da participação oficial deste produto no mercado,


No comando da Superintendência de Seguros Privados (Susep), Armando Virgílio, já declarou publicamente que o micros seguro é uma das prioridades da gestão dele. Mas ainda não revelou como será feita a classificação desse segmento no país. Foi procurado, mas sua assessoria in formou que participava de evento do setor nos Estados Unidos

Em outros países, explica Antonio Cássio dos Santos, é considera do microsseguro toda apólice destinada às pessoas que ganham entre 3 e 5 vezes a renda per capita nacional. "Talvez, no Brasil, também poderia ser chamado de "microsseguro" os seguros vendidos para a pessoa que ganha até 5 vezes a renda per capita nacional", diz o presidente da Fena Previ.


Segundo dados de uma pesquisa feita nos 100 países mais pobres do mundo, chamada "The Landscape of Microinsurance in the world's 100 Poorest Coun Tries Micro Insurance Centre, 2007", em algumas regiões da Asia, há 67 milhões de pessoas cobertas com micro seguros. Em parte da América Latina, os microsseguros alcançam cerca de 7,8 milhões de pessoas. Nos países da Africa, o produto chega a 3,5 milhões de pessoas.


Na América Latina, a pesquisa foi realizada nos seguintes países: Guatemala, Nicarágua, Panamá, Republica Dominicana, Colômbia, Venezuela, Equador, Peru, Bolívia, Paraguai. O mercado potencial da população que poderia ter um microsseguro nessas localidades chega a 113 minhões. No entanto, somente 6,8% do total é coberta pelo produto.


O microsseguro pode ser moldado para qualquer evento, da cobertura de tratamento dentário a doenças, casamento, funeral, dividas, prestações, lavoura e itens da casa. "A cobertura que prevê conserto de fogão ou geladeira é imprescindível para famílias da classe Dou E, pois, quando o eletrodoméstico quebra, elas não têm dinheiro para o conserto", diz Cássio dos Santos.


Ainda sem regulamentação no país, o microsseguro pode atender até 100 milhões de pessoas


Mesmo sem regras definidas sobre o que pode ser chamado de microsseguro no Brasil, há um projeto pioneiro, em Minas Gerais, que começou, em 1989, oferecendo cobertura de vida a 9.250 trabalhadores da construção civil. Trata-se do Plano de Amparo Social Imediato (PASI).


Passados 18 anos, o sistema PASI conta hoje com quase 1,5 milhão de segurados em todo Brasil, de diversos setores da economia: industria de calçados, vestuário, trabalhadores da área de transportes e restaurantes, frentistas, entre outros. Operários da construção continuam como o carro-chefe, representando 30% dos segurados.


A maior parte dos contratantes dos microsseguros (95%) é de microempresas que oferecem ao funcionário benefícios previstos na convenção coletiva de trabalho. O documento costuma ser formulado pelas entidades patronais e laborais do setor.


Em média, a microempresa paga R$ 5,00 por funcionário, ao més, para um seguro de vida com cobertura de RS 10 mil. O valor é pago de forma integral nos casos de morte do funcionário, por qualquer causa, invalidez por acidente (dependendo do grau) e invalidez permanente no caso de doença adquirida no exercício profissional.


O seguro também oferece cobertura parcial caso ocorra a morte da esposa do segurado (50%) do filho (25%) e invalidez congênita do filho (25%). Cobre ainda despesas com funeral e garante a entrega de duas cestas básicas na morte do titular. Neste caso, a empresa contratante do microsseguro recebe até 10% do valor segurado para as despesas com as rescisões trabalhistas do titular falecido.


"Para um trabalhador que recebe um salário mínimo por més, esse seguro de vida pago pela empresa é um beneficio social", explica o diretor do PASI, Alaor Silva Junior. Segundo ele, ha novas coberturas em fase de estudo, que serão incluídas no seguro de vida no inicio de 2008. Além de uma cobertura básica, haverá apêndices específicos para cada setor, explica.

Fonte: Jornal Valor Econômico 

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Eles se caracterizam por oferecer coberturas limitadas mais suficientes, destinadas a proteger a vida, o patrimônio, a poupança ou a família e, desta forma, promover a estabilidade financeira e inclusão econômica desse segmento da população. “Os microsseguros ou seguros com impacto social contribuem para o desenvolvimento sustentável ao viabilizar a inclusão da população com menor poder aquisitivo, que tem uma demanda reprimida por seguros, mas ainda não é atendida por produtos que atendam às suas necessidades. Ele reforça a função social do seguro”, explicou. Apesar do tema estar em voga, não é um assunto novo. Em 1989 foi criado o Plano de Amparo Social Imediato (PASI), um microsseguro de vida em grupo que visa proteger trabalhadores de baixa e média renda em momentos de dificuldade. A presidente da PASI, Fabiana Resende, contou como este seguro foi criado para auxiliar trabalhadores, ativos e regularizados, da construção civil – na época um risco excluído pelas seguradoras. “Esse produto surgiu como um mecanismo de qualidade de vida, angariando soluções de proteção que tragam mais dignidade para a população. O grande desafio tem sido simplificar para a utilização real do produto, provendo alternativas dentro da realidade dos recursos do público-alvo. Nossa missão é facilitar a utilização do seguro para o consumidor. Para o presidente da Associação Nacional das Microsseguradoras (ANM), Edson Calheiros, o mercado de microsseguros no Brasil está em pleno crescimento. “Em 2022, a arrecadação ultrapassou R$ 1 bilhão, quase o dobro do ano anterior, e nos primeiros meses de 2023, aumentou mais 26%. O avanço acontece porque mais pessoas e negócios, como MEIs e pequenas empresas, agora podem contratar esses seguros. Além disso, iniciativas como a parceria entre os Correios e a CNP Seguradora, e o crescimento das insurtechs, estão tornando os seguros mais acessíveis e fáceis de contratar”, disse. De acordo com a pesquisa Data Favela 2023, instituto que estuda a atividade econômica das favelas no País, o Brasil tem mais de 16 milhões de pessoas vivendo em cerca de 11 mil favelas, que movimentam mais de R$ 200 bilhões por ano. Desse público, 5,2 milhões já são empreendedores e outros 6 milhões sonham em ter seu próprio negócio. “Em linha com as estatísticas, em 2024 lançamos o MAPFRE na Favela, um projeto que materializa a inclusão social e a acessibilidade do seguro, demonstrando, na prática, a integração da sustentabilidade na estratégia e no modelo de negócios da companhia. São os primeiros seguros de impacto social voltados para o empreendedor que reside na favela.”, apontou Fátima. No aniversário de 20 anos do PASI, a empresa realizou um movimento para ouvir as histórias dos beneficiados pelo plano em todo o país. Segundo Fabiana, as indenizações de 12 a 15 mil reais transformaram a vida de muitas famílias. “Uma pessoa se emocionou ao contar que perdeu a mãe, mas que ela deixou um valor para que a família seguisse adiante. Outra, após a perda de um familiar, conseguiu comprar um terreno e construir uma casa. Há muitos relatos de beneficiados que conseguiram quitar dívidas deixadas por parentes ou até abrir um pequeno negócio. Esse é o grande impacto do seguro. Enxergo a herança da pobreza como um dos maiores desafios da nossa população. Com o microsseguro, porém, é possível deixar recursos, não dívidas”, afirmou. Fomentando o seguro Na visão de Calheiros, o microsseguro está mudando a maneira como os brasileiros enxergam a proteção financeira, tornando o seguro mais acessível, inclusivo e parte do dia a dia de milhões de pessoas. Devido ao custo baixo e coberturas essenciais, como saúde, acidentes e perdas materiais, ele permite que famílias de baixa renda experimentem, na prática, os benefícios de estar segurado. “Além da segurança, o microsseguro ajuda a educar e conscientizar sobre a importância do seguro, mostrando que não se trata de um luxo, mas uma ferramenta fundamental para enfrentar imprevistos. No fim, todos saem ganhando: as famílias vivem com mais tranquilidade e a cultura do seguro se fortalece no Brasil”. Um ponto de vista em comum entre os especialistas é como o microsseguro deve ser encarado como a porta de entrada para o seguro tradicional. Fabiana explicou como o Amparo Funeral PASI, lançado em 2021, oferece assistência funeral e apoio psicológico durante a vida, ajudando a despertar nas pessoas a consciência sobre outros tipos de proteção. “O consumidor precisa entender que o seguro faz sentido na sua vida. Ele precisa vivenciar a experiência para perceber que vale a pena, que o seguro realmente funciona. Nossa cultura de consumo é mais forte do que a de proteção. O microsseguro oferece produtos relevantes a custos acessíveis, o que pode mudar essa visão sobre o mercado. A experiência do cliente deve estar alinhada às suas expectativas e necessidades”, pontuou. Corretor de Seguros Para o superintendente de Parcerias da Zurich Seguros, Carlos Eduardo Silva, o microsseguro vai bem nas vendas e tem forte apelo ao público de varejos, principalmente pelo baixo valor e ticket de seguro, proporcionando acesso para todos, inclusive a população não bancarizada, a uma proteção de seguro. “Os produtos microsseguros da Zurich, por exemplo, ofertam diferenciais muito competitivos, dado as coberturas abrangentes e custo acessível aos segurados”, observou. Ainda de acordo com Fabiana, muitos corretores de seguros não desejam comercializar o produto devido ao valor baixo de comissão, entretanto, com o potencial de massa segurada, este é um nicho para o futuro. “As mensalidades para os consumidores custam, em média, de R$5 a R$15, porém, a recorrência de pagamento é perene, ou seja, o ganho de comissão a longo prazo é alto. O desafio do microsseguro se concentra na distribuição, não no produto”. A especialista contou como os corretores compram o produto para eles e a família, mas não oferecem para os seus clientes. “Existe a impressão de que ofertar o microsseguro exige muito trabalho operacional para pouco retorno. É necessário explicar e aculturar o consumidor, fazer o processo da venda com atenção, pois o público-alvo não está acostumado com o segmento. Acredito que é possível conciliar a rotina normal da corretora, ofertando seguros tradicionais, mas sem deixar o microsseguro de lado. Há demanda, mas falta oferta. Os que ingressarem no ramo vão colher muitos frutos lá na frente”, concluiu. Fonte: Jornal do Corretor de Seguros - JCS ed. 486 Clique aqui e acesse
Por Seguro PASI 20 de março de 2025
O Seguro PASI segue inovando e valorizando seus corretores com o lançamento das Campanhas de Incentivo 2025. A iniciativa oferece prêmios em dinheiro, viagens para destinos nacionais e internacionais, além de benefícios exclusivos, estruturando as premiações tanto para recompensas imediatas, como vouchers e brindes, quanto para incentivos acumulativos, que reconhecem o desempenho dos profissionais ao longo do ano. As novidades foram apresentadas em uma live no dia 11 de março, no canal do youtube do Seguro PASI. De acordo com Fabiana Resende, presidente do PASI, um dos destaques da campanha é a inclusão de todos os perfis de corretores, criando oportunidades tanto para profissionais experientes quanto para iniciantes e pessoas físicas. “Não é uma campanha apenas para os grandes corretores; é para todos”, enfatiza. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, também destaca a relevância da iniciativa: “O interessante é que são várias oportunidades para um mesmo ano e para uma mesma carteira de clientes e novas”, afirma.
Por Seguro PASI 19 de março de 2025
Recém-chegada à presidência do PASI, Fabiana Resende é reconhecida como uma das 50 mulheres influentes do mercado de seguros na categoria “Assessorias em Seguros”. O título, concedido pela Revista Cobertura, destaca seu protagonismo no setor e reforça sua influência no desenvolvimento e transformação do mercado de seguros, com ênfase na promoção da diversidade e na inovação em estratégias empresariais. Formada em Administração de Empresas pelo Ibmec, com ênfase em Finanças, Fabiana atua no mercado segurador desde 2005 e acumula uma trajetória marcada por passagens por áreas do universo corporativo antes de assumir o comando de uma potência do mercado. A jornada da executiva no mundo dos negócios começou ainda na faculdade, quando ingressou em uma empresa júnior no IBMEC, em Minas Gerais. Fabiana dedicou-se inicialmente como Diretora de Marketing, cargo que ocupou por seis meses. Logo após, assumiu a presidência da empresa, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse posto na história da IBMEX.
Por Seguro PASI 6 de março de 2025
No dia 11 de março (terça-feira) às 11 horas, em uma live especial no Youtube, o Seguro PASI irá apresentar para os corretores as novidades das Campanhas de Incentivo em 2025, que estão imperdíveis e contam com premiações incríveis, como viagens para destinos nacionais e internacionais, bônus em dinheiro, brindes exclusivos e muito mais! A live será comandada por Fabiana Resende, presidente do Seguro PASI, e contará com a participação especial de Vivianne Andreazzi (gerente comercial do PASI), Bárbara Capurucho (superintendente de Produtos e Experiência do Cliente do PASI) e Felipe Grossi (diretor comercial MG na Icatu Seguros). Além de conhecerem as campanhas, os corretores parceiros do PASI que acompanharem a live serão os primeiros a conhecer uma condição especial imperdível que a companhia preparou para o mês de março, em que é comemorado o Dia do Consumidor. Sem contar as novidades em soluções e produtos preparadas para que os parceiros ampliem as oportunidades de negócio em 2025. Como participar Os corretores já podem garantir presença acessando o link da transmissão no YouTube (clique aqui) e ativando as notificações para serem avisados assim que a live começar. Esta é a oportunidade perfeita de estar por dentro das novidades e maximizar os resultados em 2025. Adicione na agenda Lançamento das Campanhas de Incentivo PASI 2025 Data: 11 de março de 2025 Horário: 11h Onde assistir: https://www.youtube.com/watch?v=IOmZ_Y6ecgk  Sobre o PASI O Seguro PASI atua em âmbito nacional, protegendo os trabalhadores de diversos setores e atendendo empresas de qualquer porte. Com opções diversificadas de assistências para serem utilizadas em vida e coberturas exclusivas, o PASI está repleto de soluções acessíveis, inovadoras e que realmente fazem a diferença no dia a dia dos corretores, clientes e segurados, com um portfólio completo que atende às diferentes necessidades do mercado.
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