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Produto nasceu para atender os menos favorecidos

24 de outubro de 2019

Produto nasceu para atender os menos favorecidos

Produto nasceu para atender os menos favorecidos

Vamos contar uma história que aconteceu há 30 anos, mas que continua muito atual.
Usando as palavras que estão em alta, ela mostra que a inovação pode acontecer a qualquer momento, necessitando apenas da mudança do mindset dos líderes das empresas. Aplicando conceitos de MGA (Management General Agent), uma corretora de seguros criou um produto disruptivo e com conceitos sustentáveis para a sociedade.

A história do PASI começa como um ato de coragem e ousadia de seu fundador. Era uma corretora como outra qualquer, de perfil genérico, que comercializava de tudo. Neste período, as empresas internacionais começavam a ocupar mais espaço e era preciso pensar "fora da caixa". "O mais difícil foi determinar o rumo que queríamos tomar", define Alaor da Silva Junior, fundador do PASI. “Conseguimos encontrar este norte em 1988, quando identificamos o perfil social do mercado segurador, que tinha uma lacuna. Não existia nenhuma modalidade de seguro específica para atender as classes menos favorecidas do País", recorda.

Nesta época, o presidente da Associação dos Servidores da Universidade Federal de Minas Gerais pediu que fosse desenvolvido um seguro para repor o caixa da entidade com valores gastos como auxílio funeral fornecido às famílias dos associados. As famílias, que não tinham como arcar com o funeral, pediam dinheiro emprestado à associação, porém não conseguiam devolver este valor.

Era indispensável que o seguro para cobrir este auxílio funeral tivesse um prêmio muito baixo. "Eu já estava aguçado para buscar uma solução e este foi o momento zero da mudança de nosso perfil. Assim nasceu a primeira ideia", diz o fundador do PASI. "O desafio era fazer a reposição do valor (indenização) em um prazo máximo de uma semana. Basicamente, era um valor determinado para que a associação pudesse repor seu caixa", diz.

Do laboratório à realidade

Em novembro de 1988, foi criado o protótipo do produto. Porém, em menos de um mês, a seguradora passou a não conseguir mais realizar a indenização no prazo de uma semana. Alaor não desistiu, pelo contrário, se desafiou a conseguir mais: desenvolver um produto que realizasse o pagamento em 24 horas após o recebimento da documentação exigida.

O presidente da entidade disse a Alaor que, se conseguisse fazer um pagamento ainda mais rápido do que em uma semana, tinha outra entidade para indicar. "Fiquei tão entusiasmado que quis ampliar ainda mais o projeto e levar para empresas. Pensei: se a família de um professor universitário fica sem recursos quando ele morre, imagine a família dos trabalhadores de classes mais modestas, que não têm qualquer acesso ao seguro", conta o empreendedor.

Foi quando, mesmo antes da regulamentação do produto, Alaor buscou e conseguiu a adesão de mais 15 empresas. "Éramos uma corretora de seguros comum, por isso aproveitei os segurados mais próximos, com grupos de trabalhadores significativos, e perguntei se teriam a coragem de me ajudar como clientes experimentais desse projeto"

Com as empresas, foram mais 3.250 trabalhadores, de diversos setores da indústria, totalizando 9.250 vidas na primeira vigência do produto PASI. "Busquei uma nova companhia, que pudesse nos atender e, no dia 23 de março de 1989, Saiu a aprovação para que, junto ao corpo técnico da seguradora, trabalhassem na finalização do produto.

"Em poucos meses, de outubro de 1988 a maio de 1989, tudo aconteceu. Saímos do laboratório para a realidade, íamos atuar no seguro com perfil social", alegra-se o idealizador e presidente da empresa. O PASI nasceu em 1 de junho de 1989, como o primeiro seguro social do Brasil destinado às classes menos favorecidas.

Interessante é perceber como os acontecimentos são cíclicos: "O PASI é o precursor dos MGAs (Management General Agent), que o mercado tanto fala hoje. Agora, querem indenizar em pouco tempo e já fazemos isso há 30 anos", declara Fabiana Resende, filha de Alaor, que atua como diretora Executiva da empresa. "Nem existia startup e o PASI já estava sendo uma, fazendo exatamente este modelo de testar, fazer de novo, errar, ajustar", observa. 

Expansão por todo o Brasil

Uma semana após o lançamento do produto, no da 8 de junho, o PASI estava realizando a primeira indenização em 24h. O beneficiário que recebeu essa indenização era irmão de uma professora. Entregou a documentação um dia antes e foi lá pessoalmente receber o cheque. Ele ficou impressionado com a velocidade da indenização, perguntou se era o normal do mercado. "Expliquei que se tratava de um projeto, era a primeira indenização que estava acontecendo em 24 horas, e o propósito era atender as famílias no momento exato de suas necessidades", diz o idealizador do PASI. O homem entregou seu cartão de visitas, disse que era presidente de uma empresa e que o PASI havia acabado de ganhar mais 800 segurados. "Anos depois voltei a receber um cartão dele, mas era congratulando o nosso trabalho".
Este primeiro pagamento, a um beneficiário com boas condições financeiras, fez Alaor pensar em como seria satisfatório indenizar uma família pobre. "Foi quando nasceu a ideia, no 8o dia de operações do produto, de reescrever o projeto para poder oferecer para os trabalhadores da construção civil".

Em julho de 1989. Alaor falou como sindicato que representava a construção civil em Minas Gerais, dizendo que estava pronto para atender à demanda reprimida. No mês seguinte, o modelo PASI foi instituído como o primeiro seguro de vida e acidentes do país a constar em uma cláusula de convenção coletiva de trabalho. "Fomos pioneiros não somente no produto como também na metodologia de oferecer grande acessibilidade ao seguro e verdadeira contribuição social", orgulha-se.

Segundo o fundador, nos 30 anos que a empresa comemora em 2019, toda essa responsabilidade de proteção social só aumentou. "Na medida em que fomos ganhando a confiança das entidades e empresas, não estávamos mais falando com uma família, com um presidente, mas com um setor como um todo."

A partir de então, o PASI se espalhou para outros setores. "Já estávamos atuando na construção civil em âmbito nacional quando outros setores descobriram o produto e nos procuraram", conta Alaor. Os primeiros foram os setores calçadista e de vestuário. "Focávamos em segmentos com maior necessidade de proteção, muitos riscos relacionados, assim como a construção, as diversas indústrias, trabalhadores de chão de fábrica mesmo. Profissionais mais necessitados que não têm acesso ao seguro. Pudemos experimentar várias indenizações em 24 horas na construção civil e também fora dela."

Corretores de seguros na distribuição

Com o produto sendo distribuído nacionalmente, uma nova revolução marcou o PASI. “Fizemos outra inclusão, desta vez securitária: colocamos o corretor de seguros para distribuir o produto", afirma o fundador da empresa.

Até abril de 1991, o PASI atuava ainda como corretora de seguros. Neste momento, a empresa deixou esta atividade, estabeleceu acordo com a seguradora de que passaria exclusivamente a gerir a operação PASI, se dedicando à dinâmica e ao crescimento do produto, passando aos corretores a concessão da distribuição.

O PASI, que nasceu como corretora, hoje é empresa de gestão. "É um clube de seguros, atua como unidade independente da seguradora, por isso é um modelo exclusivo. Temos o compromisso em fazer com que tudo aconteça dentro dos padrões éticos, morais, institucionais e comerciais. Também está em nossa mão a essência da criatividade nas melhorias do produto", relata Alaor.

Nesses 30 anos, o produto foi sendo aprimorado e incluídas novas coberturas e abrangências (veja acima a linha do tempo com a evolução). "Hoje, muitas companhias copiam as nossas coberturas, mas nem sabem que foram lançadas inicialmente pelo PASI", relata Fabiana.

Novidades no 30° aniversário

Em setembro, o PASI apresentou uma novidade, que não é uma nova cobertura, mas sua ampliação. "Queremos revisitar coberturas já lançadas e que podem ser melhoradas", diz a diretora Fabiana. A cobertura de doença congênita foi lançada há 26 anos, cobrindo enfermidades em filhos de trabalhadores segurados que fossem caracterizadas até 06°mês após o parto. Agora, a cobertura vai até o 30° mês. "Em dois anos e meio a criança já anda, fala, por isso consegue-se identificar muitas outras doenças que não eram observadas até o 6o mês", explica. Todos os beneficiários passam a contar com essa ampliação de cobertura, sem custo adicional.

Investindo em benefícios para serem usados em vida pelos segurados, com o objetivo de reforçar a percepção do valor do seguro, há cerca de três anos foi implantada uma Central exclusiva do PASI, que realiza o atendimento remoto de psicólogos, nutricionistas e assistentes sociais. A partir de outubro, haverá o auxílio também de educadores físicos. "A assistência fitness complementa o serviço. Os profissionais trabalham juntos, se um segurado com problema de obesidade está em depressão por causa disso, ele passa pelo psicólogo, nutricionista e agora também educador físico", esclarece Fabiana Resende.

A próxima assistência que será lançada, entre outubro e novembro, é a recolocação profissional. Será prestada pelos psicólogos da Central em parceria com uma empresa de Recursos Humanos e oferecida para o beneficiário até seis meses após o desligamento da empresa. "Ajudamos a fazer currículo, faremos teste psicológico para ajudar a identificar potenciais e habilidades". Um grande benefício é que todos esses serviços da Central, incluindo do RH, são extensivos à família do segurado e ao gestor, tudo sem custo adicional.

Em homenagem aos movimentos Outubro Rosa e Novembro Azul, o PASI está lançando neste período o Seguro Longevidade. "Este é nosso primeiro seguro sem coberturas de morte ou acidente vinculadas, possui apenas coberturas e assistências para ampliar longevidade e melhorar a qualidade de vida", conta Alaor. O foco desse produto é amparar segurados diagnosticados com câncer de mama ou próstata, que podem utilizar os benefícios da Central para melhorar a qualidade de vida, além de médico 24 horas à disposição para orientações.

Sem esquecer dos avanços tecnológicos, a empresa está repaginando site e sistemas. Segundo Fabiana, até o fim do ano estará mais fácil e simples de navegar nas plataformas, com novas funcionalidades também. "Estamos bastante animados com os seguros online. O seguro estagiário é vendido de forma 100% online e tem dado muito certo. Já são mais de mil apólices vendidas por mês, todas intermediadas pelos corretores". 

A empresa desenvolveu marketplace que é colocado nos sites dos corretores e 25% das vendas já vêm dessas lojas online. Também está sendo desenvolvido o aplicativo do PASI, que até então não havia sido demandado, pois se trata de um seguro basicamente vendido para empresas. 

Porém, o novo app terá foco no segurado, para melhorar a interação com o cliente, oferecer mais acesso à informação. "Em nosso caso, o segurado recebe o seguro pela empresa e muitas vezes não tem acesso às apólices ou não sabe como acionar. Ele passará a contar com uma plataforma bastante interativa e de fácil acesso. Celular todos usam, o whatsapp é o principal canal pelo qual recebemos as documentações de sinistros", argumenta Fabiana.

Em linha com o futuro, a empresa iniciou estudos de inteligência artificial para propiciar melhoria na análise de sinistros. O PASI já tem cinco robôs em atividade, que trouxeram maior dinamismo para a operação e minimizaram a possibilidade de erros. Hoje são realizados, de forma automática, todo o faturamento e a movimentação de segurados. Até o fim do ano, entrará em operação uma nova versão da Cotação Express, oferecendo aos corretores adesão e implantação imediatas. "Estamos desenvolvendo um processo bem simples e inédito para o modelo de seguro de vida em grupo, que desde a cotação até a implementação é 100% online", defende a diretora.

Fechando o ano que celebra as três décadas da empresa, em breve será lançado o livro que registra esta história do PASI, com mais detalhes. Em formato moderno e atrativo, o livro traz depoimentos de pessoas que ajudaram a construir esta trajetória de sucesso. e tem vídeos que podem ser acessados pelo smartphone por meio de QR Code.

O que se conclui, depois de 30 anos de atuação, é que o PASI se consolidou, mas não parou no tempo- sempre buscou inovação e mudança de posicionamento para melhor atender seu público. "Chegamos até aqui sendo prioritariamente um seguro de vida para atender entidades sindicais e suas convenções coletivas, mas agora estamos indo bem além, iremos lançar novos seguros sociais, novos produtos para a classe trabalhadora, sempre com foco em tecnologia, para que os processos sejam fáceis e rápidos, pois nossos seguros são de baixo custo, porém, com alto valor agregado", analisa Fabiana.

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Eles se caracterizam por oferecer coberturas limitadas mais suficientes, destinadas a proteger a vida, o patrimônio, a poupança ou a família e, desta forma, promover a estabilidade financeira e inclusão econômica desse segmento da população. “Os microsseguros ou seguros com impacto social contribuem para o desenvolvimento sustentável ao viabilizar a inclusão da população com menor poder aquisitivo, que tem uma demanda reprimida por seguros, mas ainda não é atendida por produtos que atendam às suas necessidades. Ele reforça a função social do seguro”, explicou. Apesar do tema estar em voga, não é um assunto novo. Em 1989 foi criado o Plano de Amparo Social Imediato (PASI), um microsseguro de vida em grupo que visa proteger trabalhadores de baixa e média renda em momentos de dificuldade. A presidente da PASI, Fabiana Resende, contou como este seguro foi criado para auxiliar trabalhadores, ativos e regularizados, da construção civil – na época um risco excluído pelas seguradoras. “Esse produto surgiu como um mecanismo de qualidade de vida, angariando soluções de proteção que tragam mais dignidade para a população. O grande desafio tem sido simplificar para a utilização real do produto, provendo alternativas dentro da realidade dos recursos do público-alvo. Nossa missão é facilitar a utilização do seguro para o consumidor. Para o presidente da Associação Nacional das Microsseguradoras (ANM), Edson Calheiros, o mercado de microsseguros no Brasil está em pleno crescimento. “Em 2022, a arrecadação ultrapassou R$ 1 bilhão, quase o dobro do ano anterior, e nos primeiros meses de 2023, aumentou mais 26%. O avanço acontece porque mais pessoas e negócios, como MEIs e pequenas empresas, agora podem contratar esses seguros. Além disso, iniciativas como a parceria entre os Correios e a CNP Seguradora, e o crescimento das insurtechs, estão tornando os seguros mais acessíveis e fáceis de contratar”, disse. De acordo com a pesquisa Data Favela 2023, instituto que estuda a atividade econômica das favelas no País, o Brasil tem mais de 16 milhões de pessoas vivendo em cerca de 11 mil favelas, que movimentam mais de R$ 200 bilhões por ano. Desse público, 5,2 milhões já são empreendedores e outros 6 milhões sonham em ter seu próprio negócio. “Em linha com as estatísticas, em 2024 lançamos o MAPFRE na Favela, um projeto que materializa a inclusão social e a acessibilidade do seguro, demonstrando, na prática, a integração da sustentabilidade na estratégia e no modelo de negócios da companhia. São os primeiros seguros de impacto social voltados para o empreendedor que reside na favela.”, apontou Fátima. No aniversário de 20 anos do PASI, a empresa realizou um movimento para ouvir as histórias dos beneficiados pelo plano em todo o país. Segundo Fabiana, as indenizações de 12 a 15 mil reais transformaram a vida de muitas famílias. “Uma pessoa se emocionou ao contar que perdeu a mãe, mas que ela deixou um valor para que a família seguisse adiante. Outra, após a perda de um familiar, conseguiu comprar um terreno e construir uma casa. Há muitos relatos de beneficiados que conseguiram quitar dívidas deixadas por parentes ou até abrir um pequeno negócio. Esse é o grande impacto do seguro. Enxergo a herança da pobreza como um dos maiores desafios da nossa população. Com o microsseguro, porém, é possível deixar recursos, não dívidas”, afirmou. Fomentando o seguro Na visão de Calheiros, o microsseguro está mudando a maneira como os brasileiros enxergam a proteção financeira, tornando o seguro mais acessível, inclusivo e parte do dia a dia de milhões de pessoas. Devido ao custo baixo e coberturas essenciais, como saúde, acidentes e perdas materiais, ele permite que famílias de baixa renda experimentem, na prática, os benefícios de estar segurado. “Além da segurança, o microsseguro ajuda a educar e conscientizar sobre a importância do seguro, mostrando que não se trata de um luxo, mas uma ferramenta fundamental para enfrentar imprevistos. No fim, todos saem ganhando: as famílias vivem com mais tranquilidade e a cultura do seguro se fortalece no Brasil”. Um ponto de vista em comum entre os especialistas é como o microsseguro deve ser encarado como a porta de entrada para o seguro tradicional. Fabiana explicou como o Amparo Funeral PASI, lançado em 2021, oferece assistência funeral e apoio psicológico durante a vida, ajudando a despertar nas pessoas a consciência sobre outros tipos de proteção. “O consumidor precisa entender que o seguro faz sentido na sua vida. 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Ainda de acordo com Fabiana, muitos corretores de seguros não desejam comercializar o produto devido ao valor baixo de comissão, entretanto, com o potencial de massa segurada, este é um nicho para o futuro. “As mensalidades para os consumidores custam, em média, de R$5 a R$15, porém, a recorrência de pagamento é perene, ou seja, o ganho de comissão a longo prazo é alto. O desafio do microsseguro se concentra na distribuição, não no produto”. A especialista contou como os corretores compram o produto para eles e a família, mas não oferecem para os seus clientes. “Existe a impressão de que ofertar o microsseguro exige muito trabalho operacional para pouco retorno. É necessário explicar e aculturar o consumidor, fazer o processo da venda com atenção, pois o público-alvo não está acostumado com o segmento. Acredito que é possível conciliar a rotina normal da corretora, ofertando seguros tradicionais, mas sem deixar o microsseguro de lado. Há demanda, mas falta oferta. Os que ingressarem no ramo vão colher muitos frutos lá na frente”, concluiu. Fonte: Jornal do Corretor de Seguros - JCS ed. 486 Clique aqui e acesse
Por Seguro PASI 20 de março de 2025
O Seguro PASI segue inovando e valorizando seus corretores com o lançamento das Campanhas de Incentivo 2025. A iniciativa oferece prêmios em dinheiro, viagens para destinos nacionais e internacionais, além de benefícios exclusivos, estruturando as premiações tanto para recompensas imediatas, como vouchers e brindes, quanto para incentivos acumulativos, que reconhecem o desempenho dos profissionais ao longo do ano. As novidades foram apresentadas em uma live no dia 11 de março, no canal do youtube do Seguro PASI. De acordo com Fabiana Resende, presidente do PASI, um dos destaques da campanha é a inclusão de todos os perfis de corretores, criando oportunidades tanto para profissionais experientes quanto para iniciantes e pessoas físicas. “Não é uma campanha apenas para os grandes corretores; é para todos”, enfatiza. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, também destaca a relevância da iniciativa: “O interessante é que são várias oportunidades para um mesmo ano e para uma mesma carteira de clientes e novas”, afirma.
Por Seguro PASI 19 de março de 2025
Recém-chegada à presidência do PASI, Fabiana Resende é reconhecida como uma das 50 mulheres influentes do mercado de seguros na categoria “Assessorias em Seguros”. O título, concedido pela Revista Cobertura, destaca seu protagonismo no setor e reforça sua influência no desenvolvimento e transformação do mercado de seguros, com ênfase na promoção da diversidade e na inovação em estratégias empresariais. Formada em Administração de Empresas pelo Ibmec, com ênfase em Finanças, Fabiana atua no mercado segurador desde 2005 e acumula uma trajetória marcada por passagens por áreas do universo corporativo antes de assumir o comando de uma potência do mercado. A jornada da executiva no mundo dos negócios começou ainda na faculdade, quando ingressou em uma empresa júnior no IBMEC, em Minas Gerais. Fabiana dedicou-se inicialmente como Diretora de Marketing, cargo que ocupou por seis meses. Logo após, assumiu a presidência da empresa, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse posto na história da IBMEX.
Por Seguro PASI 6 de março de 2025
No dia 11 de março (terça-feira) às 11 horas, em uma live especial no Youtube, o Seguro PASI irá apresentar para os corretores as novidades das Campanhas de Incentivo em 2025, que estão imperdíveis e contam com premiações incríveis, como viagens para destinos nacionais e internacionais, bônus em dinheiro, brindes exclusivos e muito mais! A live será comandada por Fabiana Resende, presidente do Seguro PASI, e contará com a participação especial de Vivianne Andreazzi (gerente comercial do PASI), Bárbara Capurucho (superintendente de Produtos e Experiência do Cliente do PASI) e Felipe Grossi (diretor comercial MG na Icatu Seguros). Além de conhecerem as campanhas, os corretores parceiros do PASI que acompanharem a live serão os primeiros a conhecer uma condição especial imperdível que a companhia preparou para o mês de março, em que é comemorado o Dia do Consumidor. Sem contar as novidades em soluções e produtos preparadas para que os parceiros ampliem as oportunidades de negócio em 2025. Como participar Os corretores já podem garantir presença acessando o link da transmissão no YouTube (clique aqui) e ativando as notificações para serem avisados assim que a live começar. Esta é a oportunidade perfeita de estar por dentro das novidades e maximizar os resultados em 2025. Adicione na agenda Lançamento das Campanhas de Incentivo PASI 2025 Data: 11 de março de 2025 Horário: 11h Onde assistir: https://www.youtube.com/watch?v=IOmZ_Y6ecgk  Sobre o PASI O Seguro PASI atua em âmbito nacional, protegendo os trabalhadores de diversos setores e atendendo empresas de qualquer porte. Com opções diversificadas de assistências para serem utilizadas em vida e coberturas exclusivas, o PASI está repleto de soluções acessíveis, inovadoras e que realmente fazem a diferença no dia a dia dos corretores, clientes e segurados, com um portfólio completo que atende às diferentes necessidades do mercado.
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