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Seguro com Viés Social

22 de abril de 2015

Seguro com Viés Social

Seguro com Viés Social

Fundador do primeiro microsseguro no Brasil, o PASI – Plano de Amparo Social Imediato, Alaor Silva, de 61 anos, nasceu em Uberaba, no Triângulo Mineiro e, aos 17, mudou-se para BH. Casado e pai de três filhos, ele se viu em um momento de sua profissão que precisava tomar uma decisão para crescer. Foi em uma mesa de bar, conversando com um amigo do Sindicato da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), que ele percebeu uma grande oportunidade. E foi assim que começou a desenhar um seguro que indenizaria as famílias dos funcionários da UFMG em apenas 24 horas. Nasceu aí o PASI. Desenvolver produtos e serviços destinados às camadas mais carentes da população é um posicionamento que sempre fez parte do projeto de vida de Alaor, alinhado à missão de pessoas protegendo pessoas. Com apenas 4,5 mil segurados, o PASI teve início em 1989. Atualmente, cobre 2,5 milhões de pessoas, tendo atuação em todo o Brasil. Além de ser um negócio lucrativo, o PASI tem alto impacto social, pois é desenvolvido apenas para a população das classes baixa e média e que façam parte da sociedade organizada. “Inovamos ao conseguir pagar as indenizações em até 24 horas depois da entrega da documentação do sinistro. E fomos além ao abraçar nossa verdadeira vocação, que é atender o público de baixa renda de todos os setores de nossa economia”, ressalta Alaor. 

Além da vivência diária com esse segmento, o empresário aprimora seus conhecimentos por meio de leitura de livros que transmitem as experiências de pessoas e empresas nos diversos cenários do mundo corporativo, e essa abertura em conhecer novas histórias e de aprender com os outros também é um dos motivos para o sucesso do negócio. “Um dos grandes desafios desse segmento é promover a democratização do microsseguro. Queremos que toda essa parcela da população tenha acesso ao seguro de vida.”

Em 1986, eu e minha esposa, Mariângela Marrocos, iniciamos em BH as atividades da Asteca Desenvolvimento e Corretora de Seguros, comercializando seguros em todos os ramos. Em busca de novos mercados, percebemos que havia uma grande massa de brasileiros, formada por trabalhadores e operários, pertencentes às classes sociais menos favorecidas, praticamente excluída do mercado segurador. Determinados a desenvolver um seguro que pudesse beneficiá-los e que tivesse um cunho social e humanitário, foi criado em 1989 o 
– Plano de Amparo Social Imediato. À medida que o projeto foi crescendo e ganhando espaço, os outros seguros deixaram de ser comercializados e a corretora passou a realizar somente a gestão desse projeto.

Há quanto tempo você está nesse mercado?

Ingressei no mercado segurador em 1971 e atuei na área comercial de seguradoras até 1988, ano em que comecei a operar com a corretagem em todos os ramos. Percebendo as perspectivas de profundas mudanças no comportamento do mercado, idealizei o projeto, que se tornou referência para o mercado de microsseguros. A partir daí, ministrei palestras sobre o tema na Universidade de São Paulo (USP) e na Fundação Getulio Vargas (FGV) e também integrei a subcomissão da Federação Nacional dos Corretores de Seguros Privados e de Resseguros, de Capitalização, de Previdência Privada, das Empresas Corretoras de Seguros e de Resseguros (Fenacor) do grupo de trabalho dos estudos de Microsseguros da Superintendência de Seguros Privados (Susep). Tratando-se de um mercado extremamente conservador, é algo que nos desafia, especialmente quando nos propomos a desenvolver algo inovador.

O que não pode faltar em um bom profissional para atuar nessa área?

Ética, conhecimento sobre o seu trabalho e principalmente transparência. Ele tem como principal desafio ser profundo conhecedor do produto que comercializa para então poder ofertar o melhor e mais adequado seguro para seu cliente.

Qual o segredo do sucesso de sua empresa?

já em seu nascimento, se propôs a atender às necessidades dos trabalhadores por meio de mecanismos de acessibilidade, contando com o apoio das empresas que os representam. Temos como vocação ser inovadores e nos mantivemos na vanguarda do desenvolvimento de coberturas e benefícios direcionados ao nosso público-alvo. Reconhecido como o primeiro seguro popular do Brasil, o revolucionou o mercado por ter sido o idealizador de coberturas inéditas (como a cesta alimentação entregue na casa da família em caso de morte do titular), a indenização por nascimento de filhos com doença congênita, o reembolso à empresa das despesas com rescisão trabalhista, cobertura que antecipa a indenização em caso de doença profissional adquirida no exercício da profissão e a Cesta Natalidade, inicialmente criada para contemplar especialmente a mulher trabalhadora, com conteúdos específicos para atender às primeiras necessidades básicas da beneficiária e do seu bebê, que agora também pode ser estendida a trabalhadores do sexo masculino.

Qual é o diferencial da empresa?

é um seguro de vida coletivo contratado pelas empresas como benefício concedido aos seus funcionários e familiares, que tem um modelo único de gestão e inteligência, oferecendo coberturas e benefícios especialmente formatados para atender às classes menos favorecidas, sem acesso a qualquer tipo de proteção. Operamos no mercado segurador como um laboratório, no qual estamos permanentemente em busca de soluções socioeconômicas por meio da instituição seguro. Temos uma central de atendimento exclusiva para administrar o produto, facilitando e simplificando todo o processo de contratação e manutenção. As indenizações são pagas em 24 horas depois do recebimento de completa documentação em nossa central. Não há preenchimento de declaração pessoal de saúde e nossos planos são desenhados de acordo com as necessidades de cada empresa, permitindo contratações a partir de uma vida. Na contratação não há limite de idade para trabalhadores ativos legalizados e não tem qualquer tipo de carência, além de permitir que a empresa indique seu tradicional corretor de seguros.

Que planos você tem para a empresa?

Temos a missão de realizar uma gigantesca inclusão social e é essa a nossa direção para os próximos anos. No início de sua vigência, o seguro oferecia cobertura de vida a 9 mil trabalhadores em Minas Gerais. Atualmente, o projeto tem mais de 2 milhões de segurados, entre titulares e dependentes, vinculados a mais de 20 mil empresas distribuídas por todo o Brasil nos mais diversos setores da economia. Milhares de empresas já experimentaram o seguro e mais de 26 mil indenizações foram realizadas no prazo de 24 horas, depois de a documentação completa ser entregue na central de atendimento, o que resultou em valores que já ultrapassam mais de R$ 144 milhões em indenizações pagas. Atualmente, tenho uma filha à frente desse projeto comigo.

Se pudesse voltar no tempo você faria tudo de novo?

Sim. Sinto-me muito orgulhoso de ter desenvolvido o primeiro microsseguro do Brasil, que gerou um enorme mercado a ser explorado. 

A trajetória do PASI é marcada por conquistas, como o prêmio de Melhor Seguro Social Nacional, concedido pela Academia Nacional de Seguros e Previdência. Com o reconhecimento e a recomendação nos relatórios da comissão consultiva de microsseguros da Susep como pioneiro em seu segmento de atuação e um case nacional de sucesso a ser seguido. Ou no relatório internacional de microsseguros no Brasil, realizado pelo Centro de Regulamento e Inclusão Financeira (Cenfri–África do Sul), encomendado pela Escola Nacional de Seguros (Funenseg) e pela Confederação Nacional das Empresas de Seguros, no qual é citado como um modelo vitorioso de microsseguro. E, mais recentemente, no estudo realizado pelo Conselho Empresarial Brasileiro (CEBDS), em que é reconhecido e citado como o microsseguro pioneiro no mercado segurador nacional, constante na linha do tempo na fase intitulada “Primórdios do microsseguro”.
FONTE: Estado de Minas

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Eles se caracterizam por oferecer coberturas limitadas mais suficientes, destinadas a proteger a vida, o patrimônio, a poupança ou a família e, desta forma, promover a estabilidade financeira e inclusão econômica desse segmento da população. “Os microsseguros ou seguros com impacto social contribuem para o desenvolvimento sustentável ao viabilizar a inclusão da população com menor poder aquisitivo, que tem uma demanda reprimida por seguros, mas ainda não é atendida por produtos que atendam às suas necessidades. Ele reforça a função social do seguro”, explicou. Apesar do tema estar em voga, não é um assunto novo. Em 1989 foi criado o Plano de Amparo Social Imediato (PASI), um microsseguro de vida em grupo que visa proteger trabalhadores de baixa e média renda em momentos de dificuldade. A presidente da PASI, Fabiana Resende, contou como este seguro foi criado para auxiliar trabalhadores, ativos e regularizados, da construção civil – na época um risco excluído pelas seguradoras. “Esse produto surgiu como um mecanismo de qualidade de vida, angariando soluções de proteção que tragam mais dignidade para a população. O grande desafio tem sido simplificar para a utilização real do produto, provendo alternativas dentro da realidade dos recursos do público-alvo. Nossa missão é facilitar a utilização do seguro para o consumidor. Para o presidente da Associação Nacional das Microsseguradoras (ANM), Edson Calheiros, o mercado de microsseguros no Brasil está em pleno crescimento. “Em 2022, a arrecadação ultrapassou R$ 1 bilhão, quase o dobro do ano anterior, e nos primeiros meses de 2023, aumentou mais 26%. O avanço acontece porque mais pessoas e negócios, como MEIs e pequenas empresas, agora podem contratar esses seguros. Além disso, iniciativas como a parceria entre os Correios e a CNP Seguradora, e o crescimento das insurtechs, estão tornando os seguros mais acessíveis e fáceis de contratar”, disse. De acordo com a pesquisa Data Favela 2023, instituto que estuda a atividade econômica das favelas no País, o Brasil tem mais de 16 milhões de pessoas vivendo em cerca de 11 mil favelas, que movimentam mais de R$ 200 bilhões por ano. Desse público, 5,2 milhões já são empreendedores e outros 6 milhões sonham em ter seu próprio negócio. “Em linha com as estatísticas, em 2024 lançamos o MAPFRE na Favela, um projeto que materializa a inclusão social e a acessibilidade do seguro, demonstrando, na prática, a integração da sustentabilidade na estratégia e no modelo de negócios da companhia. São os primeiros seguros de impacto social voltados para o empreendedor que reside na favela.”, apontou Fátima. No aniversário de 20 anos do PASI, a empresa realizou um movimento para ouvir as histórias dos beneficiados pelo plano em todo o país. Segundo Fabiana, as indenizações de 12 a 15 mil reais transformaram a vida de muitas famílias. “Uma pessoa se emocionou ao contar que perdeu a mãe, mas que ela deixou um valor para que a família seguisse adiante. Outra, após a perda de um familiar, conseguiu comprar um terreno e construir uma casa. Há muitos relatos de beneficiados que conseguiram quitar dívidas deixadas por parentes ou até abrir um pequeno negócio. Esse é o grande impacto do seguro. Enxergo a herança da pobreza como um dos maiores desafios da nossa população. Com o microsseguro, porém, é possível deixar recursos, não dívidas”, afirmou. Fomentando o seguro Na visão de Calheiros, o microsseguro está mudando a maneira como os brasileiros enxergam a proteção financeira, tornando o seguro mais acessível, inclusivo e parte do dia a dia de milhões de pessoas. Devido ao custo baixo e coberturas essenciais, como saúde, acidentes e perdas materiais, ele permite que famílias de baixa renda experimentem, na prática, os benefícios de estar segurado. “Além da segurança, o microsseguro ajuda a educar e conscientizar sobre a importância do seguro, mostrando que não se trata de um luxo, mas uma ferramenta fundamental para enfrentar imprevistos. No fim, todos saem ganhando: as famílias vivem com mais tranquilidade e a cultura do seguro se fortalece no Brasil”. Um ponto de vista em comum entre os especialistas é como o microsseguro deve ser encarado como a porta de entrada para o seguro tradicional. Fabiana explicou como o Amparo Funeral PASI, lançado em 2021, oferece assistência funeral e apoio psicológico durante a vida, ajudando a despertar nas pessoas a consciência sobre outros tipos de proteção. “O consumidor precisa entender que o seguro faz sentido na sua vida. Ele precisa vivenciar a experiência para perceber que vale a pena, que o seguro realmente funciona. Nossa cultura de consumo é mais forte do que a de proteção. O microsseguro oferece produtos relevantes a custos acessíveis, o que pode mudar essa visão sobre o mercado. A experiência do cliente deve estar alinhada às suas expectativas e necessidades”, pontuou. Corretor de Seguros Para o superintendente de Parcerias da Zurich Seguros, Carlos Eduardo Silva, o microsseguro vai bem nas vendas e tem forte apelo ao público de varejos, principalmente pelo baixo valor e ticket de seguro, proporcionando acesso para todos, inclusive a população não bancarizada, a uma proteção de seguro. “Os produtos microsseguros da Zurich, por exemplo, ofertam diferenciais muito competitivos, dado as coberturas abrangentes e custo acessível aos segurados”, observou. Ainda de acordo com Fabiana, muitos corretores de seguros não desejam comercializar o produto devido ao valor baixo de comissão, entretanto, com o potencial de massa segurada, este é um nicho para o futuro. “As mensalidades para os consumidores custam, em média, de R$5 a R$15, porém, a recorrência de pagamento é perene, ou seja, o ganho de comissão a longo prazo é alto. O desafio do microsseguro se concentra na distribuição, não no produto”. A especialista contou como os corretores compram o produto para eles e a família, mas não oferecem para os seus clientes. “Existe a impressão de que ofertar o microsseguro exige muito trabalho operacional para pouco retorno. É necessário explicar e aculturar o consumidor, fazer o processo da venda com atenção, pois o público-alvo não está acostumado com o segmento. Acredito que é possível conciliar a rotina normal da corretora, ofertando seguros tradicionais, mas sem deixar o microsseguro de lado. Há demanda, mas falta oferta. Os que ingressarem no ramo vão colher muitos frutos lá na frente”, concluiu. Fonte: Jornal do Corretor de Seguros - JCS ed. 486 Clique aqui e acesse
Por Seguro PASI 20 de março de 2025
O Seguro PASI segue inovando e valorizando seus corretores com o lançamento das Campanhas de Incentivo 2025. A iniciativa oferece prêmios em dinheiro, viagens para destinos nacionais e internacionais, além de benefícios exclusivos, estruturando as premiações tanto para recompensas imediatas, como vouchers e brindes, quanto para incentivos acumulativos, que reconhecem o desempenho dos profissionais ao longo do ano. As novidades foram apresentadas em uma live no dia 11 de março, no canal do youtube do Seguro PASI. De acordo com Fabiana Resende, presidente do PASI, um dos destaques da campanha é a inclusão de todos os perfis de corretores, criando oportunidades tanto para profissionais experientes quanto para iniciantes e pessoas físicas. “Não é uma campanha apenas para os grandes corretores; é para todos”, enfatiza. Vivianne Andreazzi, gerente comercial do PASI, também destaca a relevância da iniciativa: “O interessante é que são várias oportunidades para um mesmo ano e para uma mesma carteira de clientes e novas”, afirma.
Por Seguro PASI 19 de março de 2025
Recém-chegada à presidência do PASI, Fabiana Resende é reconhecida como uma das 50 mulheres influentes do mercado de seguros na categoria “Assessorias em Seguros”. O título, concedido pela Revista Cobertura, destaca seu protagonismo no setor e reforça sua influência no desenvolvimento e transformação do mercado de seguros, com ênfase na promoção da diversidade e na inovação em estratégias empresariais. Formada em Administração de Empresas pelo Ibmec, com ênfase em Finanças, Fabiana atua no mercado segurador desde 2005 e acumula uma trajetória marcada por passagens por áreas do universo corporativo antes de assumir o comando de uma potência do mercado. A jornada da executiva no mundo dos negócios começou ainda na faculdade, quando ingressou em uma empresa júnior no IBMEC, em Minas Gerais. Fabiana dedicou-se inicialmente como Diretora de Marketing, cargo que ocupou por seis meses. Logo após, assumiu a presidência da empresa, tornando-se a primeira mulher a ocupar esse posto na história da IBMEX.
Por Seguro PASI 6 de março de 2025
No dia 11 de março (terça-feira) às 11 horas, em uma live especial no Youtube, o Seguro PASI irá apresentar para os corretores as novidades das Campanhas de Incentivo em 2025, que estão imperdíveis e contam com premiações incríveis, como viagens para destinos nacionais e internacionais, bônus em dinheiro, brindes exclusivos e muito mais! A live será comandada por Fabiana Resende, presidente do Seguro PASI, e contará com a participação especial de Vivianne Andreazzi (gerente comercial do PASI), Bárbara Capurucho (superintendente de Produtos e Experiência do Cliente do PASI) e Felipe Grossi (diretor comercial MG na Icatu Seguros). Além de conhecerem as campanhas, os corretores parceiros do PASI que acompanharem a live serão os primeiros a conhecer uma condição especial imperdível que a companhia preparou para o mês de março, em que é comemorado o Dia do Consumidor. Sem contar as novidades em soluções e produtos preparadas para que os parceiros ampliem as oportunidades de negócio em 2025. Como participar Os corretores já podem garantir presença acessando o link da transmissão no YouTube (clique aqui) e ativando as notificações para serem avisados assim que a live começar. Esta é a oportunidade perfeita de estar por dentro das novidades e maximizar os resultados em 2025. Adicione na agenda Lançamento das Campanhas de Incentivo PASI 2025 Data: 11 de março de 2025 Horário: 11h Onde assistir: https://www.youtube.com/watch?v=IOmZ_Y6ecgk  Sobre o PASI O Seguro PASI atua em âmbito nacional, protegendo os trabalhadores de diversos setores e atendendo empresas de qualquer porte. Com opções diversificadas de assistências para serem utilizadas em vida e coberturas exclusivas, o PASI está repleto de soluções acessíveis, inovadoras e que realmente fazem a diferença no dia a dia dos corretores, clientes e segurados, com um portfólio completo que atende às diferentes necessidades do mercado.
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