“O principal desafio será manter o ritmo de crescimento”

9 de março de 2022

“O principal desafio será manter o ritmo de crescimento”

Iniciamos o ano entrevistando com exclusividade Fabiana Resende, vice-presidente executiva do Seguro PASI. Antes de assumir este cargo, ela atuou na companhia como gerente de marketing e diretora executiva. Fabiana é graduada em Administração de Empresas com ênfase em Finanças, pelo IBMEC, iniciou sua carreira atuando no mercado de capitais e consolidou sua carreira no PASI onde está há 16 anos. Em 2020, relatou sua trajetória triunfante, na Antologia “Mulheres no Seguro”, pela Editora Leader.





Insurance Corp – Fabiana, como foi lidar com a pandemia e administrar os riscos e sua equipe?


Fabiana Resende - A pandemia mudou completamente a rotina de nossa empresa e dos colaboradores do PASI. Para garantir a segurança de nossa equipe, adotamos imediatamente o modelo de home office para todos os funcionários e desativamos qualquer atividade presencial. O ponto mais delicado desse processo, foi preparar as pessoas para uma adaptação muito rápida às mudanças que chegaram. Processos foram acelerados de uma forma absurda e conduzir toda empresa, para uma nova página em curto prazo e diante de um período de tanta instabilidade emocional, foi meu maior desafio durante a pandemia.


IC – Qual foi o produto da companhia que mais impactou e auxiliou os segurados durante a pandemia?


FR - Sem dúvida a Central de Amparo PASI foi o nosso serviço mais consumido pelos segurados durante a pandemia e nosso maior diferencial de destaque para as empresas clientes e novos contratantes. Possuímos uma central de atendimento exclusiva, que atua em todo o Brasil e presta atendimento personalizado aos segurados e suas famílias, 7 dias por semana, que possui profissionais altamente capacitados e especializados. Desde o início da pandemia, contabilizamos 9.200 atendimentos realizados pela Central, sendo que 70% foram de atendimentos psicológicos.



IC – Quais as novidades que vocês pretendem apresentar ao mercado neste ano?


FR - Nosso planejamento está focado em continuarmos os investimentos em novas plataformas e soluções tecnológicas que trazem mais facilidade e agilidade para a rotina do corretor, clientes e segurados. Já estamos com previsão neste ano, do lançamento do Amparo Funeral Sênior, que atenderá um público excluído da maior parte das apólices de seguro de vida. Iniciamos também a reestruturação do Agrovida, voltado para trabalhadores rurais e do PASI Gold que tem foco em atender as empresas com exigências de capitais segurados mais elevados.



IC – Como tem sido a aceitação dos corretores na transformação digital do novo modelo de comercialização da companhia?


FR - Tínhamos a nossa contratação toda feita no tradicional modelo de papel assinado, porém em 2017 iniciamos a comercialização de forma totalmente digital, com o lançamento do Seguro Estagiários PASI. Desde então já são vários produtos comercializados somente on-line através da plataforma dos Seguros Imediatos, e em 2021 consolidamos nossa comercialização seguros coletivos VG ou AP para as empresas, de forma 100% digital. Isso foi um divisor de águas na história da empresa e a receptividade por parte dos corretores foi enorme, conseguimos de forma rápida a transição digital.



IC – Com sua experiência, como vislumbra o cenário para o setor de seguros em 2022?


FR - O ano de 2022 será em geral um ano desafiador pela instabilidade política e econômica prevista, e que já começa a ser vivenciada. Teremos também o desafio de administrar esta nova fase da pandemia, com novas variantes, causando um cenário de incertezas. Porém acredito que para vários ramos do mercado segurador, haverá muitas oportunidades de crescimento e inovação. O principal desafio para 2022 será o de manter esse ritmo de crescimento e lançamentos, tanto de produtos quanto de ferramentas tecnológicas.




Fonte: Matéria publicada na Revista Insurance Corp - Edição 40 - Janeiro/Fevereiro 2022


Leia a edição na íntegra:


Insurance Corp













Mais Postagens

Por Seguro PASI 11 de abril de 2025
O desafio dos corretores na venda de seguros foi tema durante a última edição do CQCS Bate Bola, apresentado por Gustavo Doria Filho na TV CQCS. O programa recebeu Fabiana Resende, presidente do PASI. A executiva reforçou que internamente foi necessário abrir mão da atuação como corretores para liberar o produto aos profissionais parceiros, permitindo que os mesmos o distribuíssem. “Os corretores continuam levando essa missão a sério e reconhecendo a credibilidade da marca. Isso é muito bacana, pois vai muito além das convenções. Foi algo de fácil assimilação para o corretor que já trabalha com o PASI, porque ele compreende claramente o nosso propósito: queremos entregar uma experiência, queremos entregar encantamento, acolhimento e, acima de tudo, proteção”, disse. Existe um potencial de crescimento no segmento de seguros de vida, onde a maioria da população ainda não possui cobertura. O PASI possui o propósito de aumentar essa base sob seus produtos inovadores. Confira a entrevista completa:
Por Seguro PASI 11 de abril de 2025
A última edição do programa CQCS Bate Bola, apresentado por Gustavo Doria Filho na TV CQCS, recebeu a presidente do PASI, Fabiana Resende. A executiva compartilhou informações sobre os produtos voltados para as necessidades das pessoas e das famílias e deu foco nos detalhes sobre a transição para a presidência. Durante a entrevista, Fabiana Resende reforçou a prioridade da atuação do PASI junto aos segurados. “Temos produtos para estagiário, produtos licenciados para alguns perfis de trabalhadores específicos. Os nossos clientes finais são as pessoas, são as famílias, ou seja, são a base da pirâmide. O PASI entra em todos os nichos, mas a grande massa dos segurados que temos são as classes D e C, diretamente”, disse Em relação à sucessão na empresa, a executiva salientou onde o novo presidente compartilha suas experiências e percepções sobre esse momento crucial. “É uma sucessão do fundador da segunda geração. O meu pai me passou o bastão com essa credibilidade de topar fazer o que a gente acredita que faz sentido agora. E ele entende que a gente acredita que o futuro do país, é diferente do passado do país”, concluiu. Confira a entrevista completa:
Por Seguro PASI 9 de abril de 2025
 Apresentado por Gustavo Doria Filho, o CQCS Bate Bola recebeu a presidente do PASI, Fabiana Resende. Durante a entrevista, ela relatou como o PASI indenizou a família de uma professora, em menos de 48 horas. No início da corretora, um amigo de Alaor da Silva Junior, fundador do PASI, solicitou que um seguro fosse indenizado rapidamente, para relatório da caixa da Associação dos Professores da Universidade Federal de Minas Gerais. “O profissional de educação morria e a família pegava dinheiro emprestado para enterrar e não voltava para devolver. Nesse caso, nasceu a brecha para o atendimento em duas associações da UFMG e da UFOP, aprovado na época pela antiga Vera Cruz Seguradora”, explicou Fabiana Resende. A executiva conta uma situação real e como foi resolvida: “Ele correu, na época, à Vera Cruz, onde tinha sido a seguradora que conseguiu aprovar a ideia. Na primeira indenização, cerca do terceiro dia de vigência, morreu uma professora. Meu pai conta que correu para resolver tudo. Ele inclusive, pagou todas as despesas desse funeral”. A iniciativa levou a inclusão do seguro de vida em convenções coletivas de trabalho, o que foi um marco. Naquela época, não havia um seguro desse tipo disponível. O PASI não viabilizou somente um modelo de baixo custo, mas ajudou na massificação do seguro entre empresas atuantes em diversos setores.
Por Seguro PASI 8 de abril de 2025
Fabiana Resende, presidente do PASI – Plano de Amparo Social Imediato, participou do Bate Bola CQCS, com Gustavo Doria Filho. Durante a entrevista, a executiva detalhou sobre a consolidação da empresa no mercado de seguros, com foco em proporcionar proteção e segurança para o trabalhador. Ela detalhou como o PASI iniciou suas atividades, ao oferecer o seguro de vida para uma camada da sociedade. “É um plano de amparo social imediato e basicamente é um seguro de vida e acidentes em grupo. Nasceu em 1989 para amparar a camada da população de trabalhadores que não tinham proteção naquele momento. Então, nasceu através de uma iniciativa do meu pai, Alaor, que é o fundador da empresa, na época corretor de seguros, querendo fazer diferente”. O PASI tem como missão repensar o seguro de vida, como uma resposta a uma lacuna no mercado de seguros. Foi criado para oferecer um plano de amparo social imediato, com todas as proteções oferecidas pelo seguro de vida. “O PASI nasceu, inicialmente, como um pecúlio da previdência para atender diretamente trabalhadores específicos”, concluiu. 
Por Seguro PASI 7 de abril de 2025
O PASI, referência no mercado de seguros sociais, passa por uma importante mudança estratégica em sua estrutura comercial. Vivianne Andreazzi, que já acumulou uma trajetória de sucesso na empresa, assume agora o desafio de liderar a Gestão Comercial Nacional. Essa decisão reflete o compromisso do PASI com o crescimento sustentável e o fortalecimento das relações com os corretores. Enquanto isso, Mateus Ribeiro é o líder das áreas Atuarial, FOP (Fidelização, Oportunidades e Pós-Venda) e Inteligência de Dados. Em entrevista, Vivianne Andreazzi explica sobre a sua função e os próximos passos que visam fortalecer ainda mais o posicionamento do PASI no mercado segurador. A estratégia por trás da mudança
Postagens mais antigas