Em algumas Convenções Coletivas de Trabalho (CCT), firmadas entre sindicatos laborais e patronais, está prevista a obrigatoriedade das empresas em contratar um seguro de vida aos seus funcionários.
Porém, nem sempre o acordo coletivo é o principal motivador para a contratação de apólices: existem empresários que, por entender a importância de proteger seus colaboradores, fazem questão de garantir esse benefício.
Quer saber por quê? Entenda as principais vantagens de contratar um seguro de vida em grupo para as empresas.
Transferência de responsabilidade
Quando a empresa contrata um seguro de vida em grupo para seus funcionários, ela transfere essa responsabilidade financeira para a seguradora. Com isso, caso ocorra algum sinistro, o empregador resguarda-se de arcar com os custos à família ou ao segurado.
Garantia de pagamento
Como a responsabilidade de pagamento de sinistro ou indenização estará a cargo do seguro, há a garantia de que os valores (normalmente altos) serão pagos. Em alguns casos, como no PASI, as indenizações são pagas em até 24h após o envio dos documentos.
Essa é uma preocupação a menos para a empresa em caso de sinistro, além de um amparo a mais para os beneficiários, mesmo em um momento tão difícil.
Avanço nas relações trabalhistas
A contratação de um seguro de vida representa um avanço nas relações entre trabalhadores e empregadores. Embora o valor da vida não possa ser mensurado, com a adesão ao seguro, os empresários reconhecem a importância da vida de seus funcionários, tanto para a empresa, quanto para suas famílias.
Além disso, o trabalhador e seus dependentes são devidamente dignificados caso algo inesperado aconteça.
Tranquilidade para o trabalhador
Quando possui seguro de vida, o trabalhador tem a tranquilidade de que sua família estará amparada caso algo aconteça. E o amparo não é só com indenização em caso de morte ou invalidez: os segurados também contam com benefícios como assistências social, psicológica e nutricional, bônus por nascimento, cesta natalidade, entre outros.
Atender à Convenção Coletiva de Trabalho
Também é um dos motivos pelo qual as empresas contratam o seguro de vida em grupo para seus funcionários. Caso esteja garantido em CCT que o colaborador tenha um seguro, a empresa deve oferecer isso ao funcionário.
O seguro, por sua vez, tem de oferecer as coberturas e benefícios básicos previstos no acordo, podendo ter proteções adicionais. Para o empresário saber se necessita contratar um seguro de vida para os funcionários, deve consultar o sindicado que o representa, seja municipal, regional, estadual ou nacional, mesmo que não seja filiado. Através da Central PASI de Atendimento 4000-1989 ou pelo 0800 703 6302 também é possível fazer esta consulta.